Moda Semi Joias

4 MANEIRAS DE COMBINAR CORES

0

1post1

Muitos fatores devem ser levados em conta na hora que você escolhe o seu look. O gosto pessoal e o conforto para roupas durante o dia-a-dia são exemplos desses fatores. Todas as peças, porém, devem estar combinando e em harmonia. Para atingir um visual harmônico, o elemento mais importantes para ser pensado é o jogo de cores das peças de roupa e acessórios. Pensando nisso, para vocês entenderem mais sobre as cores e arrasarem nas combinações, nós vamos apresentar o círculo cromático.

O círculo cromático é uma representação gráfica simplificada das cores que o olho humano percebe. Por ser um guia visual e prático para identificarmos as combinações harmônicas e possíveis entre as cores, ele é usado em diversos campos criativos, como decoração, design, artes e moda! O círculo é dividido em 12 partes: 3 cores primárias (as cores puras: azul, vermelho e amarelo), 3 cores secundárias (que surgem da mistura de duas cores primárias: verde, laranja e violeta) e 6 cores terciárias (formadas pela combinação de uma cor primária e outra secundária).

circulo

Se você é uma consumidora de semi joias e quer combinar suas peças de roupas com seus acessórios, conhecer como combinar as cores é importante. Além disso, se você é uma revendedora, tal estudo é essencial para auxiliar as clientes em suas compras. Confira abaixo 4 combinações possíveis entre cores e acessórios a partir do círculo cromático: quentes, frias, complementares e análogas.

1post2

As cores quentes são os tons de vermelhos, amarelos, laranjas e rosas. Elas chamam a atenção e prendem o olhar. A combinação de cores quentes é vivaz e transmite a sensação de acessibilidade. Os tons podem ser usados de maneira extremamente casual ou sofisticada e são ótimos para ocasiões diárias onde a comunicação é necessária. A combinação, porém, não é indicada para momentos mais formais, como reunião de trabalho. Para tais, tons mais sóbrios são adequados, como veremos a seguir!

1post3

As cores frias são os tons de azuis, verdes e roxos. Elas são mais sóbrias e, por isso, consideradas mais elegantes para ocasiões formais. É, porém, preciso tomar cuidado com o uso das cores! Elas podem transmitir uma sensação de distanciamento. Em situações de confraternização com amigos e colegas de trabalho, então, não são indicadas!

 

1post4

As cores complementares estão exatamente opostas no círculo cromático. Você consegue atingir harmonia visualizando o círculo e misturando cores frias e quentes opostas. Elas se relacionam criando, em conjunto, visuais contrastados e vivazes. Laranja e azul, por exemplo, estão opostos no círculo e arrasam na combinação! O interessante é ter uma cor dominante no visual e outra para compor os detalhes. Os nossos conjuntos e peças coloridas podem ser usados para contrastar os acessórios entre si ou entre as próprias peças de roupa e acessórios.

1post5

As cores análogas estão lado a lado no círculo cromático. Elas têm pigmentos em comum, logo criam uma sensação visual harmônica, mesmo que não haja contraste. Misture-as para criar visuais extremamente ricos! Evite misturar, porém, muitas cores diferentes ou cores quentes e frias vizinhas, pois podem destruir a harmonia. São nas combinações análogas que você consegue explorar os sentimentos transmitidos pelas cores quentes e cores frias sozinhas. Para finalizar o look com equilíbrio, estenda a combinação para os acessórios.

Esperamos que vocês lembrem das dicas e do círculo cromático para compor visuais e escolher os acessórios com sabedoria! Você vai, com certeza, atingir looks mais ricos e elaborados!

(Visited 105 times, 1 visits today)

Poste seu comentário!